Como fazer alporquia

19:37 Unknown 0 Comments

Bem em duas postagens mostrei a vocês as alporquias que fiz, mas agora vou ensinar o modo correto de fazer. Nas que fiz eu improvisei, pois não tinha o material necessário, deu certo mas não é 100%.
Vamos la!!!

Inicialmente, devemos escolher um ramo de uma planta adulta. No ramo escolhido, fazer um anelamento (retirada da casca) com a ajuda de uma lâmina afiada (faca, canivete, estilete, etc.), sendo este anel formado de 3 a 5 cm de largura.
Cobrimos a parte anelada com um material úmido que retenha bem a água, pode ser: esfagno, mistura de esterco e serragem úmida, entre outros possíveis. Prendemos o material com um plástico, que deve ter as suas pontas bem amarradas. Assim, ocorrerá o enraizamento do material com o passar do tempo, no local cortado.
Pode ser feito desde o início, um outro anelamento, pouco abaixo do local em que vai enraizar, o que força a brotação das gemas (enraizamento) no local cortado.
Ao alcançarmos um enraizamento razoável, vamos cortando a base de pouco a pouco com o passar dos dias, até destacarmos completamente o ramo bem enraizado, obtendo-se assim uma nova muda.
Devemos passar a muda a um substrato adequado, sem que já seja plantada no seu local definitivo, já que a muda ainda é muito frágil. Essas mudas devem ser mantidas por um certo período em um local protegido do sol forte, molhado constantemente, sem encharcar, até que a muda se torne forte o bastante para ser plantada no seu local definitivo.    


You Might Also Like

0 comentários: