bonsai,

Regar x Chuva

13:59 Unknown 0 Comments


Bem pessoal ultimamente não venho postando muito, pois aqui no interior do Rio dia faz chuva dia faz sol. Então quando penso em fazer algo acaba chovendo e não faço nada, por enquanto só estou fazendo manutenção de poda.
Hoje vou passar para vocês cuidados com a rega do seu bonsai nesse período de chuva. Nós bem sabemos que um dos nossos maiores erros é na rega de nossos bonsais e muitas vezes os matamos "afogados", pois nesse período de chuva devemos tomar muito cuidado.
Geralmente  regamos o bonsai na parte do dia em que percebemos que a superfície do substrato esta querendo ficar seco, sabemos que não devemos deixar o substrato secar totalmente e devemos observar se ele não esta muito molhado para também não encharcarmos.
Uma temporada de chuvas contínua, pode causar podridão radicular, deficiência e uma árvore insalubre, por isso atenção redobrada nesta época, mais ainda do que em épocas secas, pois podemos achar que tudo vai bem pelo fato de não precisar regar e o descaso pode matar o bonsai, dependendo da espécie tipo coníferas e áceres isso é realmente fatal. Plantas doentes ou com ataques de pragas, transplantadas recentemente e com podas drásticas também são vítimas fáceis.
No substrato encharcado ocorre a falta de gases, principalmente o oxigênio, ocasionando assim o colapso da estrutura do mesmo e eventual perda da saúde do sistema radicular da árvore. Normalmente uma a duas semanas de chuva diretos não farão estragos na planta, mas passando disso já devemos ficar atentos, principalmente se o substrato é muito orgânico, ocasionando maior compactação do mesmo e com isso a oxigenação fica comprometida, isto pode acontecer com substratos mais antigos também, que demonstre deficiência de drenagem causado pela compactação.
Devo então ressaltar que um bonsai com sua saúde em dia e um substrato bem drenante suportarão com mais facilidade esse período.
Se a chuva não passar e você perceber que seu bonsai esta dando sinais de algum suposto problema procure abrigo para seu bonsai dentro de varandas, beirados ou sobre a copa de alguma planta maior.
Passando a chuva vamos observar o substrato... não pense que a chuva “regou” o suficiente seu bonsai,dependendo da quantidade de chuva muitas vezes a umidade entra na parte superior do substrato, principalmente os mais compactados e tendo em vista isso, é muito importante a rega após a chuva, a não ser que você veja que a chuva foi realmente o suficiente para umidificar todo o substrato, sendo esta uma chuva mais pesada.
Substratos feitos com caco cerâmico e  pedriscos na mistura são muito importantes para que seja garantida a drenagem e oxigenação necessária. 
Então vamos manter nossos bonsais saudáveis e seu substrato bem drenante ouviu pessoal!!!? Assim não teremos preocupações com dias de chuva.

You Might Also Like

0 comentários: